Ocorreu no sábado, 26, a Assembleia Diocesana de Pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santos. Padres, lideranças paroquiais e de movimentos, seminaristas, estiveram presentes. Este ano teve como foco o Diretório de Pastoral, explicado pelo Padre Thiago Miranda, Coordenador Diocesano de Pastoral.
O novo Diretório foi lançado oficialmente no dia 14 de fevereiro deste ano, na Assmbleia Extraordinária, e segundo o Padre Thiago, a proposta do documento é trabalhar de uma forma mais sinodal, unindo os diversos carismas e dons, e sair do 'clericalismo'. O Diretório propõe Comissões Pastorais compostas por leigos e clero, que juntos, são responsáveis pela tomada de decisões nos diferentes setores pastorais.
"Esse Diretório surgiu em um momento de uma reflexão, um discernimento na nossa caminhada, que suscitou essa necessidade de algo mais, de uma reorganização, para produzir mais frutos", afirmou Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, em sua fala inicial.
Para melhor entendimento do documento, no próximo ano, o Padre Gleyson Quirino e Ricardo Fischer estarão acompanhando a implantação do Diretório nas paróquias.
Após a formação, os participantes se dividiram em grupos por regiões para discutir sobre as ações implantadas e algumas dificuldades. Cada grupo contou com o auxílio de um seminarista para redigir uma síntese que além de apresentada às outras regiões, também foi entregue à comissão organizadora do evento.
Para encerrar, os presentes tiveram um momento de convivência em um almoço preparado pela Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar, APASEM.