As atividades aconteceram entre os dias 05 e 17 de janeiro.

Os Seminaristas Gabriel Morais, 4° ano de teologia, e Victor Alves, 2° ano de filosofia, do Seminário São José, representaram a Diocese de Santos na l Experiência Vocacional Missionária Nacional.

O evento aconteceu por iniciativa do Conselho Missionário de Seminaristas, COMISE, e da Pontifícias Obras Missionárias, POM, e contou com a participação de cerca de 280 missionários, incluindo leigos, sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas. Da Regional Sul1, da CNBB, cerca de 40 seminaristas missionários participaram do projeto "Pés a caminho" representando nossa região.

De Manaus, AM, os missionários partiram para diversas regiões da Amazônia para anunciar a Palavra de Deus em centenas de comunidades da Arquidiocese de Manaus, da Prelazia de Itacoatiara e da Diocese de Coari.

O Cardeal Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, agradeceu aos participantes pela presença nestas Igrejas da Amazônia e explicou brevemente o jeito de ser Igreja na Arquidiocese de Manaus, onde as áreas missionárias se tornaram o modo de ser presença do Evangelho na vida do povo.

Victor conta que a experiência ofereceu para ele a oportunidade de encontrar no exercício da missão o sentido verdadeiro de sua vocação. "Por meio de celebrações, visitas às casas, formação, encontros, principalmente com os jovens, foi nítido observar o desejo dos fiéis em escutar e praticar a Boa Nova de Jesus. Retorno para a nossa Diocese com admiração e vigor missionário."

Gabriel também ficou admirado com a alegria do povo e iniciativas das comunidades em celebrarem a Palavra. "Todas as capelas e famílias visitadas foram acolhedoras e se alegraram com a presença dos missionários naquele local. Foi uma experiência marcante!"