Por: Coordenação Diocesana da Pastoral da Sobriedade.

Com o objetivo de prevenir e auxiliar na recuperação de pessoas com dependência química, bem como outras formas de vícios e compulsões, a Pastoral da Sobriedade esteve intensamente presente na comunidade durante o final de maio e o mês de junho, por meio de diversas ações de conscientização e evangelização.

31 de maio – Dia Mundial contra o Tabaco

Foi realizado um pedágio educativo entre a Avenida Nove de Abril e a Rua São Paulo, no município de Cubatão. Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos, feitas orientações ao público e os agentes da Pastoral também visitaram a feira livre da cidade. A iniciativa contou com o apoio das Paróquias Nossa Senhora da Lapa e São Francisco de Assis.

14 de junho – Participação no COMAD

Quatro agentes da Pastoral da Sobriedade tomaram posse no Conselho Municipal Antidrogas de Cubatão (COMAD), fortalecendo a atuação da Igreja na esfera política em defesa da vida e da dignidade humana.

26 de junho – Dia Internacional de Combate às Drogas

O Bloco Cultural de Cubatão foi palco de uma palestra especial com o pedagogo Ricardo Galhardo Branco, que abordou o tema “Dependência Química: mitos, verdades e desafios”. O evento reuniu a comunidade para refletir sobre o problema das drogas e buscar caminhos de superação.

29 de junho – Café com Sobriedade

Encerrando o mês, foi realizado no município de Guarujá o “Café com Sobriedade”, promovido pelo grupo de autoajuda da Pastoral da Sobriedade da Comunidade Bom Jesus dos Passos. O encontro teve início com a Santa Missa, seguida de um momento de confraternização e uma palestra sobre a dependência química e a missão da Pastoral.

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja Católica no enfrentamento da dependência química e de outras formas de vícios. Por meio da fé, do acolhimento e da vivência comunitária, promove a transformação de vidas e a construção de uma sociedade mais justa, saudável e fraterna.