Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Manoel participaram da Semana Laudato Si' na Unisantos.

 "Tudo está interligado como se fôssemos um. Tudo está interligado, nessa Casa Comum".

Com este canto, Dom Manoel Ferreira, Bispo de Registro e Bispo Referencial para a Pastoral Indigenista do Regional Sul 1, da CNBB, iniciou sua a palestra sobre o documento Laudato Si', lançado em 2015 pelo Papa Francisco. A discussão faz parte do encontro preparatório para o mês da Ecologia Integral, promovido pela Universidade Católica de Santos, Unisantos.

O que é Ecologia Integral? Este é um termo cunhado pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si´, que em seu parágrafo 139 estabelece: “Quando falamos de meio ambiente, fazemos referência também a uma particular relação: a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida”.

Segundo Dom Manoel, "a mensagem do Papa é clara, tudo está interligado". Ele enfatiza que "toda vez que a natureza é destruída, os mais pobres são os que mais sofrem."

As duas lideranças Episcopais estiveram reunidas no período da tarde com representantes de aldeias indígenas da região e autoridades municipais com o intuito de ouvir, aprender e buscar soluções para as questões indígenas.

Após o encontro, foi celebrada a missa na capela da universidade e, na sequencia, a palestra ministrada por Dom Manoel.

Dom Tarcísio, encerrou a noite agradecendo o convidado e parabenizou a universidade pela iniciativa. "Fiquei muito feliz ao chegar no campus e ver os cartazes sobre a campanha. Está a todo vapor", elogiou.