Entre os dias 12 e 14 de julho, membros da Pastoral de Comunição, Pascom, e a Assessora de Comunicação da Diocese de Santos, estiveram em Aparecida do Norte para o 8º Encontro Nacional da Pascom. O tema escolhido para o evento foi "Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas."

Para dar início ao tema principal, Mons. Lúcio Adrián Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, falou sobre a importância da Igreja entender que vivemos em uma realidade mista, digital e real. Ele explicou que estamos em um momento da história de "cultura digital", a nova linguagem do povo, e que a Igreja deve usar esse espaço para evangelizar, pois "a comunicação não é uma atividade da igreja, mas a sua essência."

O Prof.Dr. Everthon de Souza e a Prof.Dra. Aline Amaro, abordaram o tema: "Inteligência Artificial: o futuro no presente". O Prof. Everthon afirmou que a IA já é utilizada há muitos anos, porém, ganhou destaque agora por conta do ChatGPT. Ele frisou que é necessária uma alfabetização digital, pois, "bancos de dados são a nova moeda de troca" do mundo atual.

A Prof. Aline apresentou uma pesquisa realizada por alguns de seus alunos do Laboratório de Teologia Digital. A mostra apontou alguns pontos positivos da IA, como: praticidade, assertividade, capacidade de inovação e produtividade. Porém, a IA também traz alguns desafios como: uso ético, adaptação e revisão e a preservação do elemento humano. Atualmente, a IA é aplicada muito para a criação de conteúdos de texto, artes, e audiovisual.

Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo de Guarapuava, abordou o tema "Comunicadores da esperança". Ele reiterou o que disse Mons. Lúcio, "o mundo digital é um lugar de missão".

O Prof.Dr. Moisés Sbardelotto falou sobre "Igreja em saída nas rodovias digitais”. Ele enfatizou que a Igreja deve pensar na "lógica da graça", e não na "lógica do lucro". O professor afirmou que a igreja necessita enfatizar a economia da comunhão, comunidade e encontro, ao contrário do que as grandes empresas tecnológicas pregam: atenção, consumo, individualidade e descarte.

No segundo dia de encontro, ocorreram algumas atividades temáticas escolhidas pelos participantes previamente. Os assuntos variaram entre diversos setores da comunicação.

Para o último dia, os presentes iniciaram as atividades com a celebração eucarística presidida por Dom Valdir José de Castro, SSP, Bispo de Campo Limpo.

Após a missa, a Prof.Dra. Irmã Joana Puntel, FSP, trouxe o tema "Artesãos da comunhão: a comunicação eclesial num ambiente polarizado". Ela declarou que o 'pescoceiro', assim como o artesão, é o "artista que trabalha na missão de garantir a comunhão: encontro e interação."

Participaram do evento as pasconeiras da Basílica do Embaré (Santos), Edna e Estela, Amanda Garcia, da Rádio Boa Nova e atual membro da Comissão Diocesana para a Comunicação, e Beatriz Rosa, Assessora de Comunicação da Cúria Diocesana de Santos.