Texto: Maria de Lourdes (Conselho Diocesano de Leigas e Leigos).
Foto: Yvie Favero.
O Conselho Nacional de Leigas e Leigos do Brasil, sede de Santos, CNLB/CODILEI, promoveu entre os dias 9 e 11 de setembro, na Universidade Católica de Santos, Unisantos, a Semana Teológica para o Laicato.
O evento contou com a assessoria da Dra. Cecília Toselli, Doutora em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo, e trouxe a reflexão “A memória do exílio de Judá em Ezequiel”.
A abertura do encontro contou com a presença de Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, que deu ênfase ao conhecimento da palavra de Deus na caminhada e vida dos cristãos.
A professora Cecília, inicialmente apresentou o contexto histórico, social e religioso para situar o exílio na Babilônia, que ocorreu no século VI, antes da era Cristã, a partir da invasão em Judá.
Segundo a professora, o profeta Ezequiel, sacerdote do Templo de Judá, foi levado para o Desterro na primeira deportação do povo de Judá(Jerusalém).
É nessa situação de perda da terra e Desolação que Ezequiel vai exercer sua profecia em terras estrangeiras e, mesmo diante das dificuldades, o Profeta consola e dá esperança ao seu povo, prometendo-lhe um futuro melhor. “Deus trará de volta da Babilônia, à Israel, o povo, renovando sua aliança com Ele”.
O conhecimento, estudo e aprofundamento da palavra, revelada na sagrada escritura é desafiador! Que à luz do Evangelho, sejamos verdadeiros profetas, Mensageiros de Deus para a igreja e o mundo, sendo sinais de seu reino no meio de nós!
Mensalmente o CNLB/CODILEI Santos promove atividades formativas em toda a Diocese. Acompanhe mais notícias e eventos pelo Instagram ou pelo WhatsApp (13) 99195-6628.