Texto e fotos: Yvie Favero
Com o tema ‘Dignidade da pessoa humana. Nenhuma família sem teto’ e inspirados nas palavras “É possível um planeta que garanta terra, teto e trabalho para todos, da Fratelli Tutti, 12, o Conselho de Leigas e Leigos da Diocese de Santos (CNLB/Codilei Santos), em parceria da Pastoral da Cidadania e apoio da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), realizou, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a Semana Teológica Do Laicato Da Diocese De Santos.
Participaram do evento, leigas e leigos de diferentes paróquias e os alunos do curso de Teologia para Leigos do Instituto São José.
O objetivo da Semana foi atender ao chamado de Francisco e “Sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos, desencadear novos processos de luta e organização populares em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: "nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”. (Discurso aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, p. 18)
Na primeira noite da Semana, os convidados Prof. Francisco Surian e Prof. José Marques Carriço, com a mediação de Ricardo Fischer, Coordenador da Pastoral Cidadania, provocaram os presentes a refletir sobre o uso e ocupação dos territórios desde a década de 1990, avaliando as políticas habitacionais implementadas na cidade de Santos, especialmente nas Palafitas de Santos, com enfoque Dique da Vila Gilda
No segundo dia, com a participação da Prof. Zahra Adnan k. de Queiroz, a comunidade presente foi convidada a refletir acerca do que são políticas públicas para moradia, a função social dos imóveis, e apontou caminhos possíveis para a região da Zona Noroeste.
Ainda nesta noite, a partir da participação do Prof. Francisco Surian, com a mediação de Yvie Favero, os presentes foram convidados a refletir sobre o Teto a partir dos documentos da Igreja. Considerando as Encíclicas do Papa Francisco, especialmente a Fratelli Tutti e a Doutrina Social da Igreja. E a pergunta que ficou após o debate foi Como Cristãos, como podemos agir nesta realidade?
No encerramento da Semana Teológica para o Laicato, inspirados pela assertiva de Francisco, quando diz que “os problemas sociais responde-se, não com a mera soma de bens individuais, mas com redes comunitárias” (Carta Encíclica Laudato si’: Sobre o cuidado da casa comum, 231, a mesa foi composta por Aurélia Rios, psicóloga Social, com ações desenvolvidas no Dique da Vila Gilda; Diná Lisboa, assistente social e presidenta do NUCLIM(Grupo de Mulheres Lideranças da Zona Noroeste); Solange Aparecida de Castro, vice-presidenta do NUCLIM e Thaís Helena, estudante de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista. Integrante da extensão universitária Práticas Sociais Urbanas. Pesquisa sobre racismo nas palafitas, política habitacional e urbana.
Com a mediação de Guadalupe Mota, foram expostas as necessidades da população da região e vivências de cada uma das palestrantes e, a partir daí, o público teve acesso às diferentes formas de interferir e alterar a realidade, como o fortalecimento das pessoas a partir do acolhimento e escuta ativa das suas queixas e problemas, incentivo à participação nos conselhos de direitos, cobrança aos serviços públicos para a implementação de políticas públicas de habitação, transporte, educação e saúde.
O Conselho de Leigas e Leigos da Diocese de Santos se insere no processo de colaboração com a transformação da sociedade atua no sentido de despertar, renovar e dinamizar a dimensão sócio estrutural da fé e da missão evangelizadora da Igreja, desta forma, encerra a Semana Teológica para o Laicato, convidado a com unidade a se envolver no “mutirão pela vida, em que se defenda e mobilize as populações invisibilizadas a defenderem condições materiais básicas de sobrevivência: “terra, teto, trabalho”, como afirma o papa Francisco, são “direitos sagrados”. (Discurso aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Popular, p.8)