DIOCESE DE SANTOS - Avenida Rodrigues Alves, 254 - Santos - SP | (13) 3228-8888
 
Diocese de Santos - SP

Diocese de Santos

DIOCESE DE SANTOS - 100 ANOS
 

Notícias do Vaticano

Fonte de Notícias: Vaticannews.va
Fonte de Notícias: Vaticannews.va

Acesse as últimas notícias:

  1. Francisco, em um telegrama, expressa seu pesar pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, em um acidente de helicóptero. O Pontífice assegura à família e à nação sua proximidade nestes tempos difíceis.

    Leia tudo

     

  2. Foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta segunda-feira, a 53ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, programado de 8 a 15 de setembro deste ano, em Quito, no Equador, sobre o tema "Fraternidade para curar o mundo". Dom Espinoza Mateus: "Proclamará a todos que a fraternidade é o único caminho possível para criar e construir um mundo novo".

    Leia tudo

     

  3. O papel vital dos povos originários diante da crise ambiental foi destaque na abordagem feita pelo teólogo Leonardo Boff que ministrou formação sobre a urgência de ações diante do cenário atual de desafios socioambientais. Ele deu ênfase à sabedoria ancestral e à necessidade de mudança de paradigmas.

    Leia tudo

     

  4. De 23 a 25 de maio, acontece o Congresso Internacional de Pastoral Juvenil sobre protagonismo juvenil, sinodalidade, formação e acompanhamento espiritual para comemorar o 5º aniversário da Exortação Apostólica pós-sinodal dirigida aos jovens.

    Leia tudo

     

  5. “Cada terço tem uma história”, iniciativa da 'Minha Biblioteca Católica', conta com a adesão de Juliano Cazarré, Letícia Cazarré, Padre Marlon Múcio e influenciadores católicos. A campanha motiva a oração do terço em casa ou até mesmo nos abrigos: quem está no Rio Grande do Sul, pode rezar o terço nos espaços que acolhem as famílias atingidas, ajudando a levar esperança a quem precisa.

    Leia tudo

     

  6. "O carisma que recebemos não é um documento ou uma filosofia, mas um modo de vida transmitido por homens com corações em chamas”, disse em Assis o arcebispo de Boston, cardeal Sean Patrick O'Malley, O.F.M, Cap. "Nossa proximidade com o Cristo pobre e crucificado é a marca registrada de nossa espiritualidade. Em nossos dias, um dos frutos do carisma de Francisco é Carlo Acutis. Agora, aqui os fiéis se reúnem nesse novo Cenáculo de Pentecostes”, acrescentou o purpurado estadunidense

    Leia tudo

     

  7. Em conversa com a emissora estadunidense CBS, Francisco reitera o acolhimento da Igreja para com “todos, todos, todos” e esclarece alguns pontos das bênçãos autorizadas pela Fiducia Supplicans. Depois, estigmatiza a barriga de aluguel que se tornou "um comércio" e também as ideologias que são sempre "ruins". O Pontífice relança o apelo aos países em guerra: "Parem e negociem!". Sobre os migrantes, a exortação a não ficar indiferentes.

    Leia tudo

     

  8. O secretário vaticano das Relações com os Estados e as Organizações internacionais falou em Estrasburgo por ocasião do 75º aniversário do nascimento da organização internacional. O pensamento voltado para a Ucrânia: “A Santa Sé reafirma sua solidariedade e orações pelo povo ucraniano”. Adotada a primeira convenção sobre Inteligência Artificial

    Leia tudo

     

  9. Esse o clamor do cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca Latino de Jerusalém e do frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, nas celebrações de Pentecostes em Jerusalém e em Gaza.

    Leia tudo

     

  10. Cuba tem um novo núncio apostólico. O Papa Francisco nomeou dom Antoine Camilleri, arcebispo titular de Skálholt, até então núncio na Etiópia, Djibuti e delegado apostólico na Somália.

    Leia tudo

     

  11. Naquele pequeno povoado no coração de Punjab, já no final do século XIX, os missionários franciscanos queriam construir um lugar consagrado a Nossa Senhora. Desde então, Mariamabad (“Cidade de Maria”) é um dos santuários marianos mais frequentados do Paquistão, destino de peregrinações, visitado por fiéis cristãos e muçulmanos que querem confiar-se e pedir graças à Virgem.

    Leia tudo

     

  12. Agora é oficial: o Papa Francisco vai viajar para os dois países de 26 a 29 de setembro, aceitando o convite feito pelos "respectivos Chefes de Estado e pelas autoridades eclesiásticas", como declarou nesta segunda-feira (20/05) o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

    Leia tudo

     

  13. A Memória, segundo Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.

    Leia tudo

     

  14. O Papa nomeou o cardeal secretário de Estado como legado pontifício para a celebração de encerramento para os católicos de rito latino em 21 de julho no local de culto mariano, que sempre foi meta para os peregrinos que ali acorrem para invocar a paz

    Leia tudo

     

  15. Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (20/05), os líderes da Universidade Loyola, de Chicago. Aos presentes, o Pontífice enfatizou que há necessidade de homens e mulheres que estejam prontos a trabalhar para que "o mundo encontre a paz".

    Leia tudo

     

  16. Uma celebração para agradecer a Deus pelo dom do Espírito Santo reuniu no Sambódromo de Manaus umas 80 mil pessoas.

    Leia tudo

     

  17. Humilde e capaz de levar a mensagem de salvação a todos: assim era João Paulo I, Papa por apenas 34 dias, lembrado em Veneza com a inauguração da Sala da Biblioteca que reúne suas obras e a apresentação da edição crítica de “Illustrissimi”, o único livro lançado como Pontífice, editado por Stefania Falasca, postuladora da causa de canonização.

    Leia tudo

     

  18. Padre Ibrahim e Pe, Maurizio Patriciello comentam a visita do Papa a Verona, cidade do Vêneto. Uma estátua de Cristo, abençoada por Francisco, será levada à Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém: vai ajudar a encontrar um caminho de paz na Terra Santa.

    Leia tudo

     

  19. Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Jo 19,25-34

    Leia tudo

     

  20. No evento organizado pelos Paulinos e Paulinas na cidade de Pinerolo, região metropolitana de Turim, o monsenhor Lucio Adrian Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, enfatizou o compromisso sinodal de levar a Palavra à internet. O teólogo Curtaz: devemos viver a rede web como Jesus viveria: com o desejo de Deus.

    Leia tudo

     

  21. "O Tempo Comum, já iniciado após a Festa de Pentecostes, segue na sétima semana, porque foi iniciado depois da festa do Batismo de Jesus. O Tempo Comum é o tempo litúrgico mais extenso, sendo 34 semanas, divididas em duas partes. A primeira parte inicia após a Festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira, antes da quarta-feira de cinzas. A segunda parte inicia após a festa de Pentecostes. O Tempo comum culminará com a Festa de Cristo Rei."

    Leia tudo

     

  22. Carta de Francisco por ocasião das cerimônias comemorativas do aniversário de 80 anos da Batalha de Montecassino, realizadas no santuário militar polonês, a 150Km de Roma: “rezando por quem morreu pela guerra, rezo pela paz”. Nas celebrações de sábado, 18 de maio, estavam presentes os presidentes da Polônia e da Itália, Duda e Mattarella.

    Leia tudo

     

  23. Na videomensagem, Francisco define a fundadora da Associação Internacional "Nuovi Orizzonti", Chiara Amirante, uma "artífice escolhida pelo Senhor para levar adiante este Movimento, este sopro do Espírito que despertou tantas consciências".

    Leia tudo

     

  24. Dom Hudson Ribeiro: “Faça Bonito! é o compromisso da Igreja católica com a infância e a adolescência”.

    Leia tudo

     

  25. Em seus apelos após rezar o Regina Coeli, o Pontífice voltou a lançar um apelo pela paz, inspirado na harmonia criada pelo Espírito Santo. E ao saudar um grupo de peregrinos de Timor Leste presente na Praça São Pedro, disse: "Visitar-vos-ei em breve!”

    Leia tudo

     

  26. Depois de rezar a Missa na Basílica de São Pedro na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco assomou à janela do apartamento pontifício para o tradicional encontro dominical. Milhares de fiéis, peregrinos e turistas de várias partes do mundo o aguardavam na Praça São Pedro.

    Leia tudo

     

  27. "O nosso anúncio pretende ser gentil, para acolher a todos - não esqueçamos isto: todos, todos, todos; não esqueçamos aquela parábola dos convidados para a festa que não quiseram ir: “Ide às encruzilhadas e convidai todos quantos achardes, todos, todos, todos, bons e maus, todos”. O Espírito nos dá força para seguir em frente e chamar a todos, com aquela gentileza… nos dá a gentileza de acolher a todos."

    Leia tudo

     

  28. Na Diocese de Santiago de Cabo Verde, os Vigários Forâneos dão seguimento às visitas nas Paróquias.

    Leia tudo

     

  29. Um novo passo foi dado nos dias 15 e 17 de maio, com o encontro realizado na comunidade de Arara, na Colômbia.

    Leia tudo

     

  30. Notícias do Vaticano em latim. Nesta edição: O Papa na Audiência Geral: rezemos pelo fim da guerra na Ucrânia e na Palestina; Francisco: a paz é artesanal, nós a construímos, não apenas os poderosos com tratados; O Pontífice aos sacerdotes: usem a gentileza para conduzir o rebanho

    Leia tudo

     

  31. Estes dias em que com o coração apertado e certamente apreensivos diante da tragédia do povo rio-grandense, o Espírito nos faz abrir as mãos para ajudar e partilhar.

    Leia tudo

     

  32. Na véspera de Pentecostes, Francisco convidou os fiéis a terem coragem: "Hoje celebramos a festa do dia em que o Espírito Santo veio. Os apóstolos estavam todos fechados no cenáculo, com medo! O Espírito Santo veio, mudou seus corações, e eles saíram para pregar com coragem".

    Leia tudo

     

  33. Francisco permaneceu quase três horas com os presidiários da Penitenciária de Montorio durante sua visita à cidade de Verona, neste sábado (18/05). O Pontífice foi recebido com muito afeto e também almoçou na instituição carcerária. Em seu discurso, renovou o apelo em prol da dignidade humana e encorajou os detentos "a vencer o desespero e a aproveitar cada instante como uma oportunidade para recomeçar."

    Leia tudo

     

  34. Na quinta-feira (16/05) Francisco enviou uma mensagem condenando o atentado ao Primeiro-Ministro Sr. Roberto Fico

    Leia tudo

     

  35. Foi publicado um Motu proprio do Papa Francisco "Fide incensus" para a concessão às ordens, congregações e comunidades inspiradas no carisma de Santo Espírito em Sassia, do culto do religioso francês "humilde e modesto servidor" dos necessitados, dos doentes e das crianças abandonadas

    Leia tudo

     

  36. Neste sábado, Papa nomeou membros dos Dicastérios para a Evangelização e para os Bispos, Enviados Especiais para Estados Unidos e Espanha e Legado Pontifício para evento na Ucrânia

    Leia tudo

     

  37. Em Verona, no Arena 2024, o Papa dialogou sobre os caminhos geradores da paz. Que devem ser multifacetados e permanentes, cientes de que a paz deve ser promovida, preparada, cuidada, vivenciada e organizada. Estes foram os temas aprofundados pelo Papa Francisco em Verona, neste sábado (18/05) durante o encontro “Arena da Paz. Justiça e Paz se beijarão”

    Leia tudo

     

  38. Um forte apelo pela paz concluiu o encontro Arena 2024 neste sábado, 18 de maio, em Verona. Depois do vídeo-apelo de mães judias e palestinas, no seu discurso final Francisco exortou: “A paz deve ser feita com as pessoas envolvidas. Semeemos esperança. Não desistam. Não se desencorajem. Não sejam espectadores da chamada guerra inevitável"

    Leia tudo

     

  39. Diálogo de Francisco no encontro com as crianças e adolescentes na Praça da Basílica de São Zeno nesta manha de sábado, 18 de maio em Verona

    Leia tudo

     

  40. Em seu primeiro discurso, em Verona, o Papa exortou os sacerdotes, religiosos e religiosas a não perderem a maravilha do chamado. "O primeiro fundamento da nossa consagração e do nosso ministério é acolher o chamado recebido, acolher o dom com que Deus nos surpreendeu", disse Francisco. O Papa recordou os santos e beatos veroneses que foram "ao encontro das necessidades dos marginalizados e dos pobres. Uma fé que se traduziu na audácia da missão".

    Leia tudo

     

  41. A Instalação WASH Padre Edy Savietto, inaugurada nesta quarta (15) em Pacaraima-RR, visa atender às necessidades das populações migrantes e refugiadas que chegam pelo país vizinho.

    Leia tudo

     

  42. O cantor, compositor e catequista está presente no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano todos os domingos com o espaço especial intitulado "A Canção e a Prece". No programa de hoje: “protagonista de nossas vidas”…

    Leia tudo

     

  43. Quando os discípulos, à tarde do primeiro dia da semana, estão reunidos o Senhor aparece no meio deles e lhes comunica a paz.

    Leia tudo

     

  44. O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, durante a coletiva de imprensa de apresentação das novas regras para discernir alegados fenômenos sobrenaturais, respondeu aos jornalistas sobre o “caso Medjugorje”

    Leia tudo

     

  45. O desafio da reconstrução necessário exigirá austeridade, sobriedade, sabedoria, magnanimidade, fé e esperança.

    Leia tudo

     

  46. Conforme o Catecismo da Igreja Católica, o múnus do bispado tem origem nos apóstolos, sendo eles dotados de um carisma especial pelo Espírito Santo, na Solenidade de Pentecostes.

    Leia tudo

     

  47. Dentro do contexto do Ano Orionita e enquadrado no 20º aniversário da canonização de São Luís Orione, a comunidade das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (Orionitas) residente na localidade da Várzea, na cidade da Praia, ilha caboverdiana de Santiago, preparou atividade que culminou com a celebração eucarística nesta quinta-feira, 16 de maio.

    Leia tudo

     

  48. O esmoleiro do Papa, cardeal Konrad Krajewski, inaugurou os ambientes do antigo Convento de Santo Agostino, localizado no centro de Catânia, cidade siciliana. A estrutura, administrada pela Comunidade de Santo Egídio, nasceu depois das realidades de Roma, Gênova, Turim e Nápoles.

    Leia tudo

     

  49. Religiosas de todos os continentes e delegados da organização comprometida com a luta contra o tráfico e a exploração humana se reunirão em Sacrofano, perto de Roma, de 18 a 23 de maio. Está programada uma audiência com o Papa Francisco.

    Leia tudo

     

  50. Amanhã, 18 de maio, Francisco estará na prisão de Montorio, e será recebido pela diretora Francesca Gioieni e pelo diretor da polícia penitenciária, Mario Piramide. Está previsto que o Pontífice se encontre com os detentos, com os quais também almoçará. Frei Crivelli: "Tenho certeza de que o Papa terá tempo para falar com eles e que o encontro deixará marcas emocionais importantes em todos os prisioneiros".

    Leia tudo